sábado, 19 de maio de 2007

O Hábito da Leitura






Ilustração de Ivanerix

A leitura tem uma função muito importante no desenvolvimento infantil e deve ser feita diariamente. O hábito de leitura deve ser criado muito cedo. As crianças devem conviver com os livros antes mesmo de aprender a ler, ainda bebês. Nesta fase, poderão fazer parte do baú de brinquedos os livros de pano.
...

Quando a criança ainda não sabe ler sozinha, é o adulto quem deve fazê-la . Ao ler em voz alta, estamos motivando e mostrando à criança que consideramos esta prática importante e benéfica.
...

Estratégias durante a leitura também ajudam a prender a atenção das crianças e torná-la prazerosa, como mudar a voz, fazer clima de suspense, etc.
...

A rotina da leitura também não deve ser desprezada, pode-se escolher um local e um horário para fazê-la e criar o hábito.
...

É importante ressaltar ainda, que não devemos limitar a leitura feita com as criaças à textos narrativos e sim, apresentar diferentes gêneros textuais (como poesias, contos de fada, cartas, bilhetes, receitas culinárias, reportagens jornalísticas, piadas, histórias, convites, etc) e diferentes portadores textuais (como livros, revistas, gibis, jornais, etc).
...

É tarefa dos pais e professores fazer com que as crianças tenham, ao alcance da mão, livros de boa qualidade, de maneira que possam se acostumar à boa literatura. Uma vez que a criança tenha desenvolvido o interesse pela leitura, é pouco provável que o perca, especialmente se tiver adquirido desde cedo o hábito de ler. Embora desenvolva outros interesses e algumas vezes não tenha muito tempo para ler, cedo ou tarde a criança retomará o hábito da leitura.

...
É importante que os pais participem com as crianças e, principalmente, que lhes dêem o exemplo. As crianças cujos pais lêem certamente também o farão. Uma boa idéia é dar livros de presente no Natal e nos aniversários e possuir uma biblioteca aberta a todos os membros da família. Há uma grande diferença entre ler porque a leitura é obrigatória para o estudo e ler por prazer ou educação. É importante estimular a leitura na criança como uma experiência valiosa e prazerosa. Isso será uma grande fonte de satisfação tanto para as crianças quanto para os adultos que as acompanharem nesta aventura.
...