quarta-feira, 25 de abril de 2007

Identidade

Todo educador sabe da importância de se trabalhar a identidade da criança.
Humm, sabe mesmo? Onde queremos chegar quando trabalhamos a identidade?

Quando trabalhamos a identidade, estamos buscando formar seres humanos seguros de si, capazes de tomar decisões, fazer escolhas, aceitar as diferenças e reconhecer-se como indivíduo em uma sociedade. Estamos desenvolvendo crianças confiantes, com auto-imagem positiva para se relacionar bem consigo e com o mundo.

O poema escolhido para este tema, é um poema bem humorado, de Pedro Bandeira, que brinca com a escolha do nome.


O Nome da Gente


Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.

Eu não sei porque se metem
com um nome que é só meu!

O NENÊ
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai chamar
como o vovô.
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.

Quando eu tiver um filho,
Não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que escolha um !


Pedro Bandeira.

Nenhum comentário: