domingo, 29 de abril de 2007

1º de Maio - Dia do Trabalho

Esta semana teremos um feriado em comemoração ao Dia do Trabalho, então, deixarei algumas poesias sobre Trabalho e Profissões.
..
Mas primeiro, uma Aula de História:
..
Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho.
Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886 por comandarem uma greve operária que reivindicava condições mais adequadas de trabalho e melhores salários. Esta manifestação, iniciada em 1º de maio, foi a última do período em que não houve violenta repressão policial. Nos dias seguintes, toda ação dos operários foi duramente reprimida pela polícia, com mortos, feridos e muitos presos. Os oito líderes trabalhistas foram presos e julgados sumariamente por dirigirem as manifestações
..
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.



O Trabalho e o Lavrador

O que disse o pão ao padeiro?

Antes de pão, eu fui farinha,
Farinha que o moinho moía
Debaixo do olhar do moleiro.

O que disse a farinha ao moleiro?

Um dia fui grão de trigo
Que o lavrador ia colhendo
E empilhando no celeiro.

O que disse o grão ao lavrador?

Antes de trigo, fui semente,
Que tuas mãos semearam
Até que me fizesse em flor.

O que disse o lavrador às suas mãos?

Com vocês, lavro essa terra,
Semeio o trigo, colho o grão,
Môo a farinha e faço o pão.

E a isso tudo eu chamo trabalho.


Sérgio Capparelli

Nenhum comentário: