quarta-feira, 13 de julho de 2011

Conselho autoriza creche a fechar nas férias - 08/07/2011

O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou ontem, por unanimidade, um parecer considerando que creches e pré-escolas não devem funcionar no período de recesso ou de férias. A consulta foi feita pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

O parecer do CNE deverá ser homologado em breve pelo Ministério da Educação e, depois, publicado no “Diário Oficial da União”, servindo de norma para todo o país.

No ano passado, as defensorias públicas em São Paulo e Jundiaí (58 km da capital) conseguiram na Justiça uma decisão proibindo o fechamento de berçários, creches e pré-escolas nas férias.

A ação foi protocolada após pais de crianças alegarem que, durante o recesso, não tinham onde deixar os filhos pequenos para ir ao trabalho. Há dois meses, a defensoria de Santos (litoral de São Paulo) conseguiu o mesmo benefício.

Para tomar a decisão, o CNE alegou que creches e pré-escolas precisam de recesso para organizar currículos e planejar as atividades educacionais das crianças.

“As escolas não podem levar todo o peso do mundo. Creches e pré-escolas são instituições educacionais, e não de assistência social”, disse o conselheiro Cesar Callegari, que foi relator do processo.

Para ele, o período de férias escolares também é fundamental para estimular a convivência familiar da criança. “Nem todas as necessidades das crianças podem e devem ser atendidas pelas instituições educacionais. Não convém sobrecarregá-las”, afirmou.

Segundo a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), se as creches funcionassem durante todo o ano, sem interrupção, seria necessário mais professores e aumentar em 33% os investimentos.

Fonte: Folha de S. Paulo.

3 comentários:

Prof. Monica Ramalho disse...

Olá,adorei seu blog suas postagens são ótimas.
Utilizei esta postagem sua em meu blog.Dei os devidos créditos e linquei seu blog a ela,caso não concorde avise que a removerei.
Parabéns pelo blog!
Beijos!
Monica Ramalho

Anônimo disse...

Poxa!! Ainda bem que tem gente com visão, para ver que a creche não pode se responsabilizar em tudo na vida de uma criança!!! Como seria um criança 12meses direto em uma escola sem nenhum vinculo de familia !! Chega no meio do ano as crianças ficam agitadas e cansadas!! Elas são crianças até 4 anos!! Será que os pais delas não percebem que é muita responsabilidades nas costas delas!! E tb tem outro lado, e as professoras que tem filhos? Elas não tem o direito de estar perto deles, já que eles tem ferias em julho e elas não, e ainda querem tirar as ferias de Janeiro?

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Vim dar uma espiadinha e amei tudo o que vi...tem muitas informações e novidades! Fico mito feliz em conhecer pessoas que gostam de historias. Beijinhos fofos cheiiiinhos de contos e encantos!
Maria Regina