segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Adaptação Escolar


A Adaptação Escolar ocorre quando a criança inicia sua vida escolar, encontra um mundo todo novo, com influências, idéias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes. Nessa época ela precisa muito do apoio dos pais, na forma de ajuda e encorajamento.

Freqüentemente, mesmo quando a criança já está bem acostumada a separar-se dos pais por algum período de tempo, fica ansiosa por ter que deixá-los. Ir para a escola, para muitas, significa entrar num mundo novo, grande e desconhecido, diferente do pequeno mundo familiar ao qual já estão habituadas, e de início, esta pode ser uma situação temida. A criança pode sentir medo de que ninguém venha buscá-la ou de enfrentar situações de briga e competição com os colegas. Não existe nenhum manejo padronizado que seja ideal para lidar com essa situação, pois as crianças manifestam necessidades diferentes, por exemplo, pode acontecer que a ansiedade de separação seja mais intensa nos pais do que na própria criança, esta de início entra contente e feliz na escola e seus pais sentem-se tristes por terem sido tão rapidamente "trocados" e, nos dias subseqüentes, na medida em que a criança percebe o "problema" dos pais, pode se sentir com dificuldade de deixá-los, outras crianças precisam que os pais permaneçam na escola por algum tempo, para que possam ser procurados ou vistos sempre que a criança precisar, para outras o melhor é que os pais se afastem e voltem na hora de buscá-las, pois mesmo que chorem um pouco fica mais fácil criar vínculos com a escola sem os pais por perto.

Importância do período de adaptação

O ingresso da criança na escola gera, muitas vezes, angústias nos pais e nela própria. Para os pais é difícil aceitar o fato de que está começando o longo caminho da independência e do desapego, também há o receio de que a criança, apesar da curiosidade e da vontade manifestada de ir para a escola, tenha dificuldade de enfrentar esta situação: ficar num ambiente estranho, com pessoas estranhas e longe dos que ela ama.

Durante este período de adaptação, que não é só para a criança, mas também para alguns pais, determinados procedimentos poderão ajudar:

A família deve estabelecer limites, dar noções de autoridade, estimular a convivência, respeitar o período de adaptação, aumentando, aos poucos, a permanência da criança na escola, não prometer recompensas que não tenham relação com o fato (eu te dou isso se tu ficares) ou mentir para a criança dizendo que vai ao banheiro e desaparecer da escola. Mesmo a criança que já freqüentou outras escolas ou que já esteve na escola em anos anteriores, precisa de um período para se adaptar aos horários, à rotina, á professora, aos colegas novos, etc.
Nos primeiros dias as crianças poderão trazer um objeto que lhe seja muita querido para dar-lhe maior segurança. Se a criança estiver muito resistente a ficar só, é preciso que alguém da família, que não tenha tanta dependência afetiva, fique com ela para facilitar o processo.Para que este transcorra de forma positiva, não pode ocorrer nenhum tipo de trauma ou desconfiança.

Um comentário:

Natália Augusto disse...

Este blogue é uma boa orientação para educadores e professores.
A Hora do Conto é fundamental para que os alunos desenvolvam a atenção, a criatividade e, em última instância, a leitura.
Em tempos fui professora. Hoje sou contadora de histórias e escritora infanto-juvenil... este último é mais um sonho difícil de realizar... mas não custa sonhar.