Alguns professores já estão tentando organizar o trabalho para o ano letivo de 2008 e para ajudar, vou deixar aqui sugestões e/ou instruções de como trabalhar com o Caderno de Leitura.
.
.
Um recurso a favor da alfabetização
Como surgiu a proposta?
Surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
O que se pode aprender?
O caderno de leitura possibilita:
• Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros
• Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças
• Organizar os textos trabalhados em classe
• Desenvolver atividades de leitura compartilhada
• Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional
• Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula
• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem
• Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.
Que textos selecionar?
O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros
Quais os objetivos?
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
Desde quando?
O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
• Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
• A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
Alguns cuidados com o caderno de leitura
É importante:
• Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola
• Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
• Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
• Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
• Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
• Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
• Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias
• Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.
.
Como surgiu a proposta?
Surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
O que se pode aprender?
O caderno de leitura possibilita:
• Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros
• Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças
• Organizar os textos trabalhados em classe
• Desenvolver atividades de leitura compartilhada
• Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional
• Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula
• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem
• Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.
Que textos selecionar?
O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros
Quais os objetivos?
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
Desde quando?
O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
• Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
• A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
Alguns cuidados com o caderno de leitura
É importante:
• Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola
• Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
• Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
• Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
• Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
• Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
• Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias
• Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.
.
6 comentários:
Amei que vc voltou !!!Feliz retorno, feliz 2008 ! Adorei as postagens! Beijos, Betty
Oi, Betty.. td bem????
feliz ano novo pra vc..
Eu ando meio preguiçosa com o blog, por isto não estranhe minhas sumidinhas.. mas é que só venho aqui quando baixa uma inspiração... rsrsrs
Beijão pra vc.
Pois que baixe muita inspiração, por as amigas sente saudades, e vc faz muita falta, viu ? XÔ , PREGUIÇA, XÔ !!!Beijinhos, Betty
Achei o máximo seu blog.Precisamos de mais pessoas que se preocupem assim com a educação. bjos
meu blog: de tudo um pouco
Parabéns pela idéia!!!!!!
Amei, vou fazer também, ou melhor já começei.
Zoraide
Adorei o caderno de leitura!!!!Fiquei tão emocionada que deixei um comentário no lugar errado!!!!kkkkkk Beijos !! Britney
Postar um comentário