É feio mas é verdade! A maioria dos educadores não tem como prática a leitura de livros teóricos sobre temas de Educação.
"Conhecem" vários autores importantes porque ouviram falar na faculdade, porque são citados em revistas ou porque são sempre indicados na Bibliografia dos concursos públicos. Mas daí a "de fato" conhecer o que tais autores escrevem...
Muitos vão dizer que não lêem porque não tem acesso aos livros, que são muitos, que são caros e etc, etc.. Por isso hoje eu vim dar uma ajudinha!
Aqui na net, para aqueles que tem facilidade em pesquisar, não é tão difícil encontrar alguns livros digitalizados e disponibilizados para download. Então, vou deixar alguns links aqui e vocês poderão baixar e ler.
Não são livros disponibilizados por mim, estou repassando os links, portanto, se algum deles sair do ar, não terei como repor, ok?
Boa leitura!!
Paulo Freire
http://www.4shared.com/dir/q4CBZbYC/Livros_de_Paulo_Freire.html
Piaget
http://www.4shared.com/dir/oNXEZ0Ym/Livros_de_Jean_Piaget.html
Moacir Gadotti
http://www.4shared.com/dir/uTEBc8Ha/Livros_de_Moacir_Gadotti.html
Vygotsky
http://www.4shared.com/dir/6LFHo-KJ/Lev_Semanovich_Vygotsky.html
Libâneo
http://www.4shared.com/dir/KDt_r9Au/Livros_de_Jos_Carlos_Libneo.html
Psicologia do Desenvolvimento - Vários Autores
http://www.4shared.com/dir/L0g_-wEV/Psi_do_Desenvolvimento.html
Diversos Autores
http://www.4shared.com/dir/1ecP2yLn/Livros_vrios_autores_EDUCAO.html
Filosofia
http://www.4shared.com/dir/_qId0D_C/Filosofia.html
Temas Diversos: Romances, Auto-Ajuda, Poesias, Crônicas, Biografias, Apostilas, etc...
http://www.4shared.com/dir/-vawwLIv/sharing.html
http://www.4shared.com/dir/QwhG1UtT/EBOOKS-FREE_-_BIBLIOTECA_VIRTU.html
domingo, 7 de novembro de 2010
Livros/ E-Books
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Lengalenga ou Ladainha
LENGALENGA
Substantivo feminino
Regionalismo: Brasil, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique.
Significado: 1 conversa, narrativa ou peça de oratória enfadonha e monótona; ladainha, cantilena 2 Derivação: por extensão de sentido. o que é demorado, fastidioso
Etimologiavoc. expressivo; f.hist. 1858 lènga-lèngaSinônimosaranzel, arenga, cantilena, choradeira, ladainha, lamúria, lendaHomônimoslengalenga(fl.lengalengar)
De acordo com a CULTURA POPULAR:
Lengalengas
Uma lengalenga é uma cantilga transmitida de geração em geração na qual se repetem determinadas palavras ou expressões.Lê as seguintes lengalengas e diverte-te com elas.
ou ainda
Lengalenga é um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições que permitem decorá-lo com muita facilidade. Geralmente, as lengalengas estão associadas a brincadeiras e jogos.
Vamos ver um exemplo?
domingo, 2 de maio de 2010
Dia das Mães - Músicas
Dia das Mães - Parte 1
Use o Cinto de Segurança
Este vídeo nos mostra de maneira emocionante e inteligente a importância do uso do cinto de segurança , independente de velocidade, distância ou posição ocupada dentro do veículo. Assistam e compartilhem.
domingo, 25 de abril de 2010
Outono
Outono
Mário Quintana
sábado, 13 de março de 2010
Coleção Disquinho
COLEÇÃO DISQUINHO COMPLETA - 89 HISTORINHAS Quem com mais de 25 anos não se lembra daqueles disquinhos de vinil coloridos que tocavam lindas histórias na vitrolinha??
Bateu saudade, né?
Pois bem.... aí vai a Coleção Disquinho completa em links para download totalmente gratuito.
Baixem e divirtam-se com as crianças.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Adaptação Escolar
A Adaptação Escolar ocorre quando a criança inicia sua vida escolar, encontra um mundo todo novo, com influências, idéias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes. Nessa época ela precisa muito do apoio dos pais, na forma de ajuda e encorajamento.
Freqüentemente, mesmo quando a criança já está bem acostumada a separar-se dos pais por algum período de tempo, fica ansiosa por ter que deixá-los. Ir para a escola, para muitas, significa entrar num mundo novo, grande e desconhecido, diferente do pequeno mundo familiar ao qual já estão habituadas, e de início, esta pode ser uma situação temida. A criança pode sentir medo de que ninguém venha buscá-la ou de enfrentar situações de briga e competição com os colegas. Não existe nenhum manejo padronizado que seja ideal para lidar com essa situação, pois as crianças manifestam necessidades diferentes, por exemplo, pode acontecer que a ansiedade de separação seja mais intensa nos pais do que na própria criança, esta de início entra contente e feliz na escola e seus pais sentem-se tristes por terem sido tão rapidamente "trocados" e, nos dias subseqüentes, na medida em que a criança percebe o "problema" dos pais, pode se sentir com dificuldade de deixá-los, outras crianças precisam que os pais permaneçam na escola por algum tempo, para que possam ser procurados ou vistos sempre que a criança precisar, para outras o melhor é que os pais se afastem e voltem na hora de buscá-las, pois mesmo que chorem um pouco fica mais fácil criar vínculos com a escola sem os pais por perto.
Importância do período de adaptação
O ingresso da criança na escola gera, muitas vezes, angústias nos pais e nela própria. Para os pais é difícil aceitar o fato de que está começando o longo caminho da independência e do desapego, também há o receio de que a criança, apesar da curiosidade e da vontade manifestada de ir para a escola, tenha dificuldade de enfrentar esta situação: ficar num ambiente estranho, com pessoas estranhas e longe dos que ela ama.
Durante este período de adaptação, que não é só para a criança, mas também para alguns pais, determinados procedimentos poderão ajudar:
A família deve estabelecer limites, dar noções de autoridade, estimular a convivência, respeitar o período de adaptação, aumentando, aos poucos, a permanência da criança na escola, não prometer recompensas que não tenham relação com o fato (eu te dou isso se tu ficares) ou mentir para a criança dizendo que vai ao banheiro e desaparecer da escola. Mesmo a criança que já freqüentou outras escolas ou que já esteve na escola em anos anteriores, precisa de um período para se adaptar aos horários, à rotina, á professora, aos colegas novos, etc.
Nos primeiros dias as crianças poderão trazer um objeto que lhe seja muita querido para dar-lhe maior segurança. Se a criança estiver muito resistente a ficar só, é preciso que alguém da família, que não tenha tanta dependência afetiva, fique com ela para facilitar o processo.Para que este transcorra de forma positiva, não pode ocorrer nenhum tipo de trauma ou desconfiança.
Projeto de Adaptação Escolar
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivo:
Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
Que a criança sinta-se á vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
Construção da própria imagem e da identidade;
Valorização positiva da própria identidade;
Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
Aceitação da separação;
Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
Participação na vida da escola;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
Conversas, relatos de vivências, narração;
Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
Orientação Espacial;
Percurso de trajeto, localização;
Contagem oral;
Jogos matemáticos;
Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
Pintura livre (interferência);
Modelagem
Recorte e colagem;
Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
Roda cantada;
Ginástica;
Dança;
Jogos simbólicos
Esquema corporal.
Música
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.