O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou ontem, por unanimidade, um parecer considerando que creches e pré-escolas não devem funcionar no período de recesso ou de férias. A consulta foi feita pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O parecer do CNE deverá ser homologado em breve pelo Ministério da Educação e, depois, publicado no “Diário Oficial da União”, servindo de norma para todo o país. No ano passado, as defensorias públicas em São Paulo e Jundiaí (58 km da capital) conseguiram na Justiça uma decisão proibindo o fechamento de berçários, creches e pré-escolas nas férias. A ação foi protocolada após pais de crianças alegarem que, durante o recesso, não tinham onde deixar os filhos pequenos para ir ao trabalho. Há dois meses, a defensoria de Santos (litoral de São Paulo) conseguiu o mesmo benefício. Para tomar a decisão, o CNE alegou que creches e pré-escolas precisam de recesso para organizar currículos e planejar as atividades educacionais das crianças. “As escolas não podem levar todo o peso do mundo. Creches e pré-escolas são instituições educacionais, e não de assistência social”, disse o conselheiro Cesar Callegari, que foi relator do processo. Para ele, o período de férias escolares também é fundamental para estimular a convivência familiar da criança. “Nem todas as necessidades das crianças podem e devem ser atendidas pelas instituições educacionais. Não convém sobrecarregá-las”, afirmou. Segundo a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), se as creches funcionassem durante todo o ano, sem interrupção, seria necessário mais professores e aumentar em 33% os investimentos. Fonte: Folha de S. Paulo. |
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Conselho autoriza creche a fechar nas férias - 08/07/2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
Alimentação Saudável
Todo mundo sabe que é muito importante oferecer alimentos saudáveis para as crianças mas as vezes fica difícil variar o cardápio de modo atraente. Então, passeando pela internet achei esta receitinha ótima e que com certeza vai agradar o paladar dos pequenos sem prejudicar a saúde. Vamos lá??
Batata assada no forno
1 quilo de batata cortada em palitos ou em rodelas finas
1/4 de xícara de chá de água
sal
um fio de óleo (ou de azeite que é o que usamos aqui em casa)
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas no micro com a água por 10 minutos em potência alta. Coloque-as numa assadeira retangular, salpique com o sal e regue com o óleo (ou azeite). Leve ao forno convencional até dourar.
Essas batatas ficam sequinhas por fora e macias por dentro. Substituem as fritas com galhardia e de quebra são bem mais saudáveis, afinal não são imersas em litros de gordura quente.
- o carboidrato presente na batata é rapidamente absorvido pelo corpo (é como se tomasse um injeção de energia na veia, a reação é quase imediata);